top of page
Clóvis Pereira Filho
Clovis

Natural de Niterói, começou a estudar clarineta aos 13 anos, em 1994, na Banda do Colégio São Vicente de Paulo. No mesmo ano, iniciou seus estudos com Cristiano Alves, com quem mais tarde concluiu o curso de bacharelado em clarineta pela UFRJ. Cursou até o oitavo período do curso técnico da UFRJ sob orientação de José Freitas.

Aos 17 anos, começou a fazer participações junto à OSB e, com 18 anos, passou em concurso para primeira clarineta da OSB-Jovem, orquestra com a qual se apresentou como solista na Sala Cecília Meireles. Em 2003, aos 22 anos, passou a integrar o naipe da OSB, tocando clarineta, requinta e clarone. Atuou como primeiro clarinetista da OSB de 2005 a 2007.


Obteve os seguintes prêmios: Jovens Solistas Nelson Freire, Jovens Solistas Armando Prazeres, Concurso Furnas Geração Musical, Concurso Jovem Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, por duas vezes, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Através de cursos no Brasil e no exterior pode se aperfeiçoar com os seguintes músicos: José Botelho, José Carlos de Castro, Charles Neidch, Henri Bok, Edmilson Nery, Alex Klein, entre outros.


Integra o Quarteto Experimental, grupo que desenvolve um trabalho de incentivo à música contemporânea para quarteto de clarinetas e seus congêneres, com o qual se destacam as apresentações na Bienal de 2007 e abertura do Panorama da Música Brasileira Atual da UFRJ de 2008. Participou de gravações com Maria Bethânia, Francis e Olívia Hime, Zeca Pagodinho, Roberto Carlos entre outros. Na música de câmara, já se apresentou em locais como Salão Dourado da UFRJ, Conservatório Brasileiro de Música, Espaço cultural do IBAM, IBEU, FINEP, ABL, Justiça Federal, Rádio MEC, Modern Sound, Cine Arte UFF, entre outros.

músicos 

bottom of page