top of page
Clóvis Pereira Filho
Clovis

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos de música aos nove anos no Conservatório Musical Santa Rossello. Ingressou na Faculdade de Música Santa Marcelina onde cursou o Bacharelado em piano por dois anos. Em 1983, inicialmente como instrumento complementar, passou a estudar fagote na classe do prof. Alain Lacour. Seu rápido progresso levou-o a adotar o fagote como instrumento principal, concluindo o Bacharelado em Fagote no ano de 1988. Posteriormente aperfeiçoou seus estudos sob a orientação do prof. Noel Devos.


Participou de diversas máster classes com os professores Gerald Corey, Claudio Gonella e Afonso Venturieri. A partir de 1997 passa estudar o fagote sistema “Heckel” tendo como orientadores Ronaldo Pacheco e Fábio Cury.


Dentre os festivais que participou destacam-se o de Inverno de Campos de Jordão, Oficina de Música Curitiba,  Festival de Música de Tatuí e o Festival de Música de Itu. Em 1988 foi premiado no Concurso Jovens Solistas promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi um dos semifinalistas do Concurso Eldorado no ano de 1989.


Ocupou o posto de primeiro fagote nas orquestras Jovem do Estado de São Paulo, Experimental de Repertório, assistente de primeiro fagote na Osesp, além de ter integrado a Nova Filarmônica de São Paulo e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, como chefe de naipe dos fagotes.


Desde 2003 faz parte do corpo orquestral da Orquestra Sinfônica Brasileira. Como músico convidado tocou nas orquestras Sinfônica da USP, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Ars Instrumentalis, Oruestra da Sociedade Bach, Sinfônica Municipal de São Paulo e Sinfônica do Estado de São Paulo.


Paralelamente desenvolveu atividades como camerista atuando em diversas formações instrumentais como a Camerata Jovem de São Paulo, Quintetos de sopros e Duo de Fagote e Piano.

músicos 

bottom of page