Músicos
Valentina Lisitsa
Valentina Lisitsa

A ucraniana Valentina Lisitsa tem recebido críticas entusiasmadas desde que chegou aos Estados Unidos, em 1991. Seu repertório vai de Bach e Mozart a Shostakovich e Bernstein. Com uma abordagem muito pessoal e sem receio de interpretar as peças que apresenta, Lisitsa tem sido muito bem recebida pelo público ao redor do mundo.

Passou pelo Conservatório de Kiev, venceu concursos e atingiu uma extrema habilidade para leituras à primeira vista e memória fotográfica.Apresentou-se nas principais salas de concerto de todo o mundo, desde o Carnegie Hall de Nova Iorque ao Musikverein de Viena e o Concertgebouw de Amsterdã. Com mais de 30 concertos em seu repertório, cruzou o mundo tocando com orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga.

É frequentemente convidada a participar de recitais de música de câmara com artistas como o violoncelista Lynn Harrell e as violinistas Ida Haendel e Hilary Hahn. Gravou oito CDs pelo selo Audiofon Record Company, e o DVD com os 24 Estudos de Chopin é o primeiro de sua série de vídeos.